Dólar Turismo

dólar turismo

U$1,00 = 3,4400 hoje

O dólar turismo é aquele que compramos quando vamos fazer uma viagem ao exterior. É com base nele que pagamos os gastos em estabelecimentos internacionais e também os débitos efetuados em moeda estrangeira no cartão de crédito.

A cotação do dólar turismo é sempre mais alta que a do dólar comercial, pois desde 1999 o sistema de câmbio no Brasil é flexível, pode ser negociado livremente por quem compra e por quem vende. O Banco Central divulga diariamente a Ptax,  dólar que serve de referência e que é uma média das taxas praticadas entre cada instituição (bancos, corretoras, agência de turismo, entre outras), para se comparar os valores cobrados.

A justificativa para a cotação do dólar turismo ser mais alta que a do dólar comercial se dá por conta dos custos com transporte, seguro e manutenção que as casas de câmbio absorvem devido às transações serem feitas com dinheiro em mãos (com notas).

Em contrapartida, o dólar comercial é utilizado em contratos, de maneira eletrônica, não havendo a necessidade de gastos com segurança, transporte e seguro.

Em 2013 a alíquota de IOF (Imposto sobre as Operações Financeiras) para quem compra moeda estrangeira passou de 0,38% para 6,38% (percentual que já era cobrado no cartão de crédito).

Por isso, se você utilizar cartão de débito, cartão pré pago, cartão de crédito, fizer saques com o cartão de débito no exterior pagará 6,38% de IOF.

Há uma única exceção que permite você pagar 0,38% de IOF: comprar dinheiro em espécie.

Ao escolher essa opção é necessário levar em conta os riscos com perda, roubo e insegurança ao transportar valores em espécie, principalmente se o local a ser visitado oferecer maiores cuidados de segurança.

Se você quer aprender mais sobre como investir dinheiro de maneira inteligente, CLIQUE AQUI e veja o material que separei sobre alocação de ativos.

Um comentário sobre “Dólar Turismo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *